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Perguntas frequentes e solução de problemas
 


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Principais perguntas frequentes sobre o Google Mail

Quanto espaço tenho para mensagens de e-mail? Posso ficar sem espaço?

Sua conta tem espaço ilimitado de armazenamento. Provavelmente, você nunca ficará sem espaço. Uma pessoa que usa o e-mail com muita frequência, que envia e recebe muitos arquivos anexos e arquiva todas as mensagens, talvez use até 5% desse espaço por ano (geralmente menos), de modo que levaria décadas para usar todo o espaço disponível.

Posso acessar meu e-mail off-line?

Sim, você pode configurar o Gmail para acessar off-line suas mensagens de e-mail mais recentes. Para ativar esse recurso, clique em Configurações, no canto superior direito da janela" E-mail", clique na guia Off-line e, em seguida, em Ativar e-mails off-line neste computador. 

Posso impedir que mensagens sejam agrupadas em conversas?

Sim. Clique em Configurações no canto superior direito da janela do Gmail e, na guia Geral, role para Visualização de conversa.

  • Se a opção "Visualização de conversa" estiver desativada, as novas mensagens não serão agrupadas em conversas e todas as conversas existentes serão agrupadas em mensagens separadas.
  • Se a opção "Visualização de conversa" estiver ativada, não será possível separar as mensagens em uma conversa. No entanto, se você desejar enviar uma resposta, mas não quiser que ela seja adicionada à conversa, basta alterar a linha do assunto da resposta.

Depois de abrir uma mensagem, como faço para marcá-la como "não lida" na caixa de entrada?

Selecione a mensagem. Em seguida, na lista suspensa Mais, selecione Marcar como não lida.

Posso cancelar uma mensagem já enviada?

Sim, o Gmail Labs tem uma versão mais recente de um novo recurso "desfazer mensagem" que permite cancelar uma mensagem alguns segundos depois de ser enviada. Para ativar o recurso, abra as Configurações do Gmail, acesse a guia Labs e ative o lab Cancelar envio.

Observe que o administrador do Google Apps precisa ativar o Labs em seu domínio para que esse recurso fique disponível.

Ouvi dizer que a pesquisa do Gmail é muito eficiente. Como funciona?

Para pesquisar mensagens, digite uma palavra contida na mensagem. No entanto, o recurso "Pesquisar" só encontra correspondências para "palavras inteiras", ou seja, não reconhece correspondências parciais ou similares. Por exemplo, se você pesquisar benefícios, o recurso "Pesquisar" não encontrará benefício nem benef. Do mesmo modo, "Pesquisar" não reconhece caracteres especiais como colchetes, parênteses, símbolos monetários e os símbolos &, # e *.

Por padrão, o recurso "Pesquisar" não procura nas pastas Lixeira e Spam. Para fazer pesquisas nessas pastas, clique em Mostrar opções de pesquisa, ao lado do campo Pesquisar e, na lista suspensa Pesquisar, selecione E-mails, spam e lixeira. Veja mais informações sobre como usar o recurso "Pesquisar" na Central de Ajuda do Gmail.

Uma lista de operadores de pesquisa avançados está disponível na Central de Ajuda do Gmail. Você também pode imprimir esta planilha de referência.

Posso tornar o Gmail meu programa de e-mail padrão quando clicar em links de e-mail?

Sim, se o Google Hangout estiver ativado em seu domínio. Nesse caso, siga este procedimento para especificar o Gmail como programa de e-mail padrão:

  1. Abra o Google Hangout.
  2. Clique em Configurações, no canto superior direito da lista de contatos.
  3. Na caixa de diálogo "Geral", selecione Abrir o Gmail quando eu clicar em links de e-mail.
  4. Clique em OK.

No entanto, essa configuração não funciona para todos os links de e-mail.

Conversas e mensagens

Posso responder ou encaminhar apenas uma mensagem de uma conversa?

Sim. Abra a conversa e expanda a mensagem individual. A partir do menu suspenso no canto superior direito da mensagem, clique em Responder ou Encaminhar.

Posso excluir uma mensagem de uma conversa?

Sim, você pode excluir uma ou mais mensagens de uma conversa da seguinte forma:

  1. Abra a conversa e expanda a mensagem que deseja excluir.
  2. Abra o menu suspenso no canto superior direito da mensagem.
  3. Selecione Excluir esta mensagem.

Posso abrir uma mensagem em uma janela separada da janela E-mail principal?

Sim, se o navegador estiver configurado para exibir pop-ups em uma nova janela, você poderá fazer o seguinte:

  • Se estiver lendo uma mensagem, clique no ícone Nova janela no canto superior direito da mensagem.
  • Se estiver escrevendo uma nova mensagem, clique no ícone Nova janela no canto superior direito da mensagem.

Como posso verificar a ortografia de uma mensagem que escrevi?

Clique em Verificar ortografia na parte superior da mensagem que está escrevendo. Palavras com erros ortográficos são destacadas em amarelo. Clique em uma palavra incorreta para ver as correções sugeridas.

Anexos de arquivo

Existe um limite de tamanho ou de tipo para anexos de arquivo no Gmail?

Sim. Para ajudar a evitar vírus, o Gmail não aceita anexos de arquivos executáveis. Há também uma limitação de tamanho de 20 MB para anexos. Para saber mais, consulte a Central de Ajuda do Gmail.

Posso arrastar e soltar um arquivo para anexá-lo a uma mensagem?

Sim, se estiver usando o navegador Google Chrome. Caso contrário, será preciso procurar um arquivo para anexá-lo.

Como posso copiar um anexo de arquivo de uma mensagem para outra?

Como o Gmail é um sistema baseado na Web, você não pode arrastar um anexo de arquivo de uma mensagem para outra. Como alternativa, você pode fazer o seguinte:

  1. Abra a mensagem ou a conversa que contém o anexo de arquivo.
  2. Se o arquivo estiver anexado a uma única mensagem, clique em Encaminhar, a partir do menu suspenso na parte superior da mensagem. Se ele estiver anexado a uma mensagem de uma conversa, clique em Encaminhar tudo à direita.
  3. Exclua o conteúdo "encaminhado" das mensagens originais localizado na parte inferior da mensagem. Observe que o anexo de arquivo continua na mensagem encaminhada.
  4. Em seguida, escreva e envie a nova mensagem.

Também é possível fazer o download do anexo e, em seguida, fazer o upload do anexo em outra mensagem.

Posso anexar uma mensagem ou uma conversa a outra mensagem?

Não, você não pode incorporar uma mensagem a outra diretamente. Como alternativa, você pode fazer o seguinte:

  1. Para anexar uma única mensagem, abra-a e clique em Encaminhar a partir do menu suspenso na parte superior da mensagem. Para anexar uma conversa, abra-a e clique em Encaminhar tudo à direita.
  2. Em seguida, escreva e envie a nova mensagem. A mensagem antiga será incluída abaixo da nova mensagem.

Também é possível copiar o texto da mensagem antiga e colá-lo na nova mensagem.

Marcadores

Não há pastas no Gmail. Como faço para organizar minhas mensagens?

Em vez de pastas, o Gmail tem um recurso chamado "marcadores". Os marcadores são semelhantes a pastas, mas são mais eficientes e flexíveis, já que é possível adicionar vários marcadores a uma mensagem para categorizá-la de várias maneiras. Para saber mais, consulte a Central de Ajuda do Gmail.

Quantos marcadores posso criar?

Você pode criar até 200 marcadores.

Posso aplicar mais de um marcador a uma única mensagem de e-mail?

Sim, você pode aplicar quantos marcadores quiser a uma mensagem: selecione a mensagem na Caixa de entrada ou abra-a e escolha um ou mais marcadores na lista suspensa Marcadores na parte superior da janela E-mail.

Posso aninhar marcadores como aninhava pastas em meu antigo programa de e-mail?

Sim. Veja os detalhes em Criar marcadores aninhados.

Excluir um marcador exclui as mensagens que possuem esse marcador?

Não. Apenas o marcador será removido das mensagens.

Como arquivar e excluir mensagens

Quando devo excluir uma mensagem e quando devo arquivá-la?

Tanto a exclusão quanto o arquivamento removem a mensagem da caixa de entrada. Se você excluir uma mensagem, ela será colocada na Lixeira e será removida permanentemente de sua conta do Google Apps após 30 dias. Se você arquivar uma mensagem, ela será movida para Todos os e-mails (seu arquivo), onde você poderá localizá-la facilmente no futuro usando o recurso de pesquisa avançada do Google. Como há bastante espaço de armazenamento para e-mails (30 GB), recomendamos arquivar as mensagens, em vez de excluí-las permanentemente.

Por quanto tempo as mensagens permanecem no arquivo?

As mensagem permanecem no arquivo por tempo indeterminado, a menos que você decida excluí-las.

Por quanto tempo as mensagens permanecem na Lixeira?

As mensagens permanecem na Lixeira por 30 dias. Depois desse período, o Gmail as exclui permanentemente.

Como faço para tirar uma mensagem da Lixeira?

Localize a mensagem na Lixeira e selecione-a. Em seguida, na lista suspensa Mover para na parte superior da janela E-mail, selecione Caixa de entrada.

Por que uma mensagem que eu arquivei ou excluí foi exibida novamente na Caixa de entrada?

Se alguém responde a uma mensagem que você arquivou ou moveu para a Lixeira, essa mensagem reaparece na Caixa de entrada como uma conversa, trazendo de volta a mensagem que você arquivou ou excluiu. Se a mensagem já foi excluída permanentemente da Lixeira, haverá uma opção na parte inferior da mensagem para visualizar as mensagens excluídas na conversa.

Devo excluir ou arquivar as mensagens da pasta "Enviados"?

Não é necessário excluir nem arquivar as mensagens da pasta Enviados. As mensagens permanecem nessa pasta por tempo indeterminado, a menos que você decida excluí-las. No entanto, como há 30 GB de espaço de armazenamento, você pode manter as mensagens nessa pasta para consultá-las posteriormente, quando necessário. Além disso, as mensagens na pasta Enviados são arquivadas em Todos os e-mails, portanto, mesmo que você arquive essas mensagens, elas permanecerão na pasta Enviados .

Recursos do E-mail

O Gmail possui o recurso "Ausência temporária"?

Sim, no Gmail, você pode configurar uma "resposta automática de férias", semelhante ao recurso "Ausência temporária" do Outlook ou do Lotus Notes. Para saber mais, consulte a Central de Ajuda do Gmail.

Posso compartilhar meu e-mail com outro funcionário?

Não há suporte para caixas de correio compartilhadas. No entanto, é possível configurar um filtro de e-mails (regra) para encaminhar tipos específicos de mensagens para outro funcionário.

O Gmail possui atalhos do teclado?

Sim, o Gmail inclui um conjunto completo de atalhos do teclado. Primeiramente, você precisa ativar os atalhos do teclado:

  1. No canto superior direito da janela "E-mail", clique em Configurações.
  2. Em Atalhos do teclado, selecione Atalhos do teclado ativados.
  3. Clique em Salvar configurações.

Em seguida, para ver os atalhos, pressione SHIFT+? enquanto estiver visualizando a lista de mensagens na janela E-mail principal.

O Gmail tem suporte para caixas de correio compartilhadas?

Não exatamente. Mas há uma solução alternativa: crie sua própria lista de e-mails (chamada de "grupo") para todos os funcionários que desejam compartilhar um endereço de e-mail. Para isso, o administrador precisa ativar grupos gerenciados por usuários em seu domínio. Se os grupos gerenciados por usuários não estiverem disponíveis, solicite ao administrador do Google Apps que configure uma lista de e-mails (grupo) para todos os funcionários que queiram compartilhar um endereço de e-mail.

Se a delegação de e-mails estiver ativada em seu domínio, use-a para permitir que até 10 usuários acessem uma única conta de e-mail.

O Gmail possui um recurso "tarefas" que permite adicionar mensagens a uma lista para acompanhamento?

Sim, o gadget "Tarefas" do Google está disponível no Gmail e no Google Agenda. Para saber mais, consulte Como usar o gadget "Tarefas".

Spam

Por quanto tempo as mensagens permanecem na pasta Spam?

As mensagens permanecem na pasta Spam por 30 dias. Depois desse período, o Gmail as exclui permanentemente.

Como posso evitar que mensagens de remetentes específicos sejam marcadas como spam?

Se as mensagens de um remetente de fora de seu domínio estiverem sendo marcadas incorretamente como spam, é possível evitar que isso aconteça criando um filtro de e-mail por meio da opção Nunca enviar para Spam:

  1. No Gmail, clique em Configurações > Filtros > Criar novo filtro.
  2. Digite o endereço da pessoa no campo De e clique em Próxima etapa.
  3. Selecione Nunca enviar para Spam e clique em Criar filtro.