COMO AGIR EM CASO DE EMERGÊNCIA?

As situações de emergência acontecem nos momentos mais inesperados. Um acidente de carro em frente a nossa casa ou um incêndio em nosso local de trabalho nos deixa nervoso e perdido, mas nessas situações precisamos ter calma e seguir alguns passos básicos para ajudar as vítimas.

Fique calmo, esse é sempre o primeiro pedido em um caso de emergência e talvez o mais difícil, Tente manter a calma e pense no que pode ser feito para ajudar.


Em caso de emergência ligue para:

Corpo de bombeiros 193.

SAMU 192.

Policia Militar 190.

Defesa Civil 199.

Segurança do campus FSA ramal 3380

Segurança do trabalho FSA ramal 3381


Para facilitar o atendimento, tenham em mente algumas informações básicas que você deve fornecidas:

1º A localização exata de onde você está caso desconhece o local, tente definir pontos de referências ou pergunte para alguém próximo antes da ligação. (Exemplo em caso de emergência nos prédios da FAENG as viaturas devem dar entrada pelo estacionamento da AV Lauro Gomes s/nº).

2º Deixe claro o que está acontecendo no local (acidente de trânsito, incêndio, parto, queda, etc.), dando para o atendente a noção exata da gravidade da situação, diga o número de feridos.

3º No caso de outras situações de risco, como vazamento de óleo, queda de cabo energizado ou de gás, também deixe isso explícito.

4º Em casos de quedas ou acidentes graves, não devemos mexer na vítima, isso porque quando mexemos em alguém machucado podemos aumentar os traumas causados.

5º Tente manter as vítimas consciente e calma, converse com elas e tente saber informações sobre o ocorrido que possam, posteriormente, ajudar o socorro especializado.

6º Quem estiver prestando os primeiros socorros deve manter a calma e transmitir isso para as vítimas, sua maior função é dar apoio emocional para vítimas e esclarecer que o atendimento de especializado emergência está a caminho.

Autor: Marco A.F. dos Santos

Data de Postagem: 15/06/2020