GRIPE E RESFRIADO

Chegou a época em que sintomas como febre, dor no corpo, espirros e tosse se manifestam com mais frequência.

A gripe é causada pelo vírus influenza, que pode ser dos tipos A ou B. Cada uma dessas categorias se divide em outros subtipos – dentro do A, está o H1N1; e, do B, o Yamagata, por exemplo.

Seus principais sintomas são febre alta, dor intensa no corpo, tosse, dor de garganta e cansaço. Geralmente, eles aparecem quatro dias após o contato com o agente infeccioso e persistem por mais de uma semana.

Ela também é marcada por desencadear outros problemas. O influenza tem maior afinidade pelo pulmão. Por isso, a pneumonia é uma complicação mais frequente. E mais: a gripe pode agravar quadros de saúde já existentes, como problemas cardíacos, asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica. Ela é, portanto, mais grave do que o resfriado.

O resfriado é outra infecção respiratória, mas que é desencadeada por diversos tipos de vírus. O rinovírus está entre os mais comuns.

Sua manifestação clínica é menos intensa, diferencia a especialista. Os sintomas incluem coriza, febre baixa, tosse e espirros. A recuperação tende a ser mais rápida.

A transmissão é igual nas duas situações. Ela ocorre quando gotículas de saliva do indivíduo infectado entram em contato com as vias aéreas de outra pessoa (por meio de espirro, beijos, tosse).

Objetos contaminados com essas gotículas também espalham a enfermidade. Isso acontece principalmente em lugares fechados, como escolas, transporte coletivo e ambientes de trabalho. Lavar as mãos ajuda muito nesse sentido.

Entretanto, existe uma diferença na época mais comum de contágio: a sazonalidade é uma característica da gripe. Ela é mais comum no outono e no inverno, até por causa de uma especificidade do vírus. Já o resfriado pode aparecer o ano todo, relata a profissional.

Agora, o fato de que nessas estações mais frias as pessoas costumam ficar em ambientes fechados favorece o surgimento das duas.

A cura quem faz é o próprio corpo: com o tempo, ele produz anticorpos que eliminam os inimigos causadores da gripe ou do resfriado. Só que o vírus influenza pode causar complicações mais severas. Ou seja, nem sempre o organismo dá conta do recado. Portanto, para se curar das duas doenças, é indicado repousar e ingerir bastante líquido. O tratamento do resfriado é baseado nos sintomas, com medicamentos analgésicos e antitérmicos, por exemplo. Medidas de higiene são necessárias para evitar os dois problemas. Lave as mãos, limpe o nariz com lenço descartável.

Autor: Matheus Carvalho Capitani

Data de Postagem: 15/06/2020