COVID-19

FATO OU FAKE

Em um ano em que a pandemia acomete o mundo todo.

Vamos lembrar como informações de qualidade pode salvar vidas, trazendo algumas verdades e mitos sobre o novo coronavírus.


FATO - ÁLCOOL GEL, DESINFETANTES, DETERGENTES E ÁGUA SANITÁRIA SÃO EFICAZES CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS.

Todos esses produtos têm poder contra o novo coronavírus, assim como limpadores multiuso com cloro, álcool de limpeza (líquido com concentração entre 60% e 80%) e sabão.


FAKE - CHÁ DE ERVA-DOCE MATA O VÍRUS.

O ministério da saúde informa que, até o momento, não nenhuma substancia, alimento, vitamina ou vacina que poça prevenir a infecção.


FATO - PRECISO TIRAR OS SAPATOS ANTES DE ENTRAR EM CASA.

Seus sapatos devem ficar em uma parte isolada da casa e somente serem utilizados para sair, quando necessário.


FAKE - É PRECISO TER NECESSARIAMENTE, FEBRE ALTA PARA ESTAR COM O NOVO CORONAVÍRUS.

A maioria dos casos apresentam sintomas leves ou até mesmo não apresentam sintomas. Porém a febre persistente associada a falta de ar é um sinal de alerta para procurar um serviço médico.


FATO - O VÍRUS PODE FICAR ATIVOS EM OBJETOS E SUPERFÍCIES.

O vírus sobrevive em até 4 horas em cobre, 24 horas em papelão e até 3 dias em superfícies de plástico e aço inoxidável. Ainda não sabemos quanto tempo sobrevive em tecidos e outras superfícies.


FAKE - VITAMINA D PREVINE CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS.

Obtida a partir de complementos vitamínicos, determinados alimentos e exposição ao sol, a vitamina D realmente reforça o sistema imunológico, mas não há evidencias cientificas que comprovem a eficácia da vitamina D contra a COVID-19.


FATO - DIVERSIFICAR O ASSUNTO DAS INFORMAÇÕES CONSUMIDAS AJUDA NA SAÚDE MENTAL.

Durante a pandemia como a de coronavírus, a tendência é concentrar o consumo de informações sobre o tema, o que alimenta a ansiedade e prejudica a saúde mental. Recomenda-se o consumo de conteúdos variados: noticiários, filmes, documentários, programas de entretenimento e o que mais você tiver interesse.


FAKE - O NOVO CORONAVÍRUS SÓ É GRAVE PARA PESSOAS IDOSAS.

Pessoas acima de 60 anos são mais vulneráveis e propensas a complicações respiratórias severas, assim como doenças crônicas. Porém, crianças, jovens e adultos também podem se contaminar pelo vírus e, em alguns casos raros ter complicações.


FAKE - INGERIR ALIMENTOS ALCALINOS PROTEGEM CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS.

Nenhum alimento ou medicamento, é capaz de curar a doença causada pelo novo coronavírus. Seria bom, mas não é verdade.


FAKE - VACINA CONTRA GRIPE PROTEGE CONTRA O CORONAVÍRUS.

A gripe é causada por um vírus diferente o COVID-19. Porém, tomar a vacina da gripe é importante para evitar a contaminação com outros vírus potencialmente perigosos, o influenza. Isso vai evitar que duas epidemias (de gripe e COVID-19) aconteçam juntas e ainda facilita o diagnóstico de quem desenvolver a COVID-19, que possui sintomas semelhantes.

LEMBRE-SE

Nenhum medicamento específico para tratar o novo coronavírus foi aprovado. Estudos estão sendo realizados com medicações em todo mundo e alguns parecem promissores, sendo adotados em protocolos de diversos hospitais no Brasil. O tratamento atual tem foco nos sintomas apresentados, com analgésicos para dor e antitérmicos para febre. Dieta balanceada, hidratação e repouso segue entre as formas de tratamento. Qualquer medicamento deve ser utilizado sob recomendação médica.