OUTUBRO ROSA

A CIPA ABRAÇA ESSA LUTA

Segundo dados do INCA - Instituto Nacional do Câncer, neste ano o câncer de mamas, representa até momento 29,7 % do total de casos novos de neoplasias (tumores) entre as mulheres. Em 2018 foi responsável por 16,4% de morte por tumor entre as mulheres. É o segundo tumor mais comum entre as mulheres, atrás apenas para o câncer de pele, e o primeiro em letalidade. Também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença

As mamas são glândulas cuja principal função é a produção do leite, que se forma nos lóbulos e é conduzido até os mamilos por pequenos canais chamados ductos. Quando as células da mama passam a dividir-se de forma desordenada, um tumor maligno pode instalar-se principalmente nos ductos e mais raramente nos lóbulos. Há vários tipos de câncer de mama e cada tipo com características diferentes . Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente.

São Fatores de Risco, a idade avançada, a exposição prolongada aos hormônios femininos principalmente estrogênio e progesterona associados , o excesso de peso, a história familiar. Ser portadora dos genes BRCA1 e BRCA2, menstruar antes dos 12 anos , entrar na menopausa depois dos 50 anos, as mulheres que não tiveram filhos ou tiveram o primeiro filho após os 35 anos, não amamentaram. No entanto, há casos da doença, fora dos fatores de risco identificáveis.

Sinais da Doença, costuma ser a presença de um nódulo , não doloroso. No entanto , a deformidade e/ou aumento da mama, a retração da pele ou do mamilo, os gânglios axilares aumentados, vermelhidão, edema, dor e a presença de líquido nos mamilos, também devem ser considerados.

Diagnostico é feito por exames clínicos e de imagens , destacando-se a mamografia . Porém a precisão do diagnostico se dá através da biopsia que define se a lesão é maligna e as características do tumor. Vale ressaltar que 95% dos tumores são benignos .

Fique Atenta, cerca de 90% dos tumores na mama são detectados pelos pacientes, por isso faça o autoexame das mamas mensalmente, de preferência no 7º ou 8º dias após o início da menstruação, se você é mulher e tem mais de 20 anos.

Procure o médico para submeter-se ao exame das mamas a cada 2 ou 3 anos, se está entre 20 e 40 anos; acima dos 40 anos, realize o exame anualmente

Atenção: embora menos comum, o câncer de mama também pode atingir os homens. Portanto, especialmente depois dos 50 anos, não podem desconsiderar sinais da doença como nódulo não doloroso abaixo da aréola, retração de tecidos, ulceração e presença de líquido nos mamilos.

Autora: Marcia Teixeira Garcia

Data de postagem: 01/10/2020